domingo, 9 de setembro de 2012

Número 1, Volume 1 - O CAMINHO DO GUERREIRO

O QUE É A HERMENÊUTICA?

A HERMENÊUTICA foi, a princípio, um método de interpretação de textos sagrados, essencialmente textos bíblicos. Logo, abarcou também a interpretação de textos literários e textos em geral e, finalmente, hoje em dia é um método filosófico que interpreta os aspectos históricos, sociais e psicológicos, etc., do mundo cotidiano.
Se chama método porque é uma forma, um procedimento sistemático de encarar uma pesquisa. Enquanto método filosófico, a meta da hermenêutica é examinar as bases que estruturam os diferentes aspectos de nosso mundo e expor suas proposições. 
 O que nos propomos a realizar neste diário de hermenêutica aplicada, é tomar a posição delineada por Don Juan Matus, um índio xamã yaqui de Sonora, México, e descobrir a maneira que ele e outros xamãs do mesmo gênero interpretavam os aspectos sociais, históricos, psicológicos, etc. de seu mundo. Por isso, nossa intenção é enfatizar o conceito prático destes xamãs, ao contrario da reflexão abstrata de um método puramente filosófico; a isto se deve nossa proposta de chama-lo de um diário de Hermenêutica aplicada.

(continua..)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas