segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DÚVIDAS SOBRE O CAMINHO DOS GUERREIROS

QUEM SÃO OS CHACMOOLS?
Uma das perguntas que tem se repetido com grande insistência se refere a quem são as três pessoas que até agora têm ensinado nos seminários e oficinas: Kylie Lundahl, Reni Murez e Nyei Murez. têm sido chamadas de "os chacmools". Este é um termo tomado do nome que foi dado a algumas figuras humanas maciças que se encontram nas pirâmides de Tula e Yucatan, no México. Os eruditos tem classificado estas figuras de homens reclinados com incensários, colocados nas portas das pirâmides, mas don Juan acreditava que eram representações de guerreiros guardiões que protegiam as pirâmides enquanto sitios de poder. 
Estas figuras foram inicialmente encontradas no povoado Maia de Chacmool, daí o seu nome. As três pessoas préviamente mencionadas se encaixam nessa categoria geral de guerreiros guardiões descrita por don Juan. No entanto, é errôneo acreditar que elas três, por si mesmas, constituam esta categoria de guerreiros. À elas três foi delegado, até agora, a responsabilidade de sustentar a idéia de um guerreiro guardião. Qualquer um de nós que aceite a responsabilidade de guardar torna-se, ipso facto, em chacmool. Carlos Castaneda, como o diretor nominal deste empreendimento de liberdade, é o chacmool de todos os praticantes sob sua tutela, da mesma maneira o é Carol Tiggs, a mulher nagual.
Sobre Kylie Lundahl, Reni Murez e Nyei Murez recai a responsabilidade de serem as primeiras a aplicar, na vida diária, certos movimentos chamados passes mágicos, descobertos e desenvolvidos por xamãs que viveram no México em tempos antiquíssimos. A honra e o prazer de apresentar o estes passes mágicos ao público em geral, tem sido também parte da conquista destas três pessoas. O fato de tê-los tornado públicos, deveia tê-las libertado; deveria haver rompido ainda mais seus laços com a importância pessoal que rege os atos da vida diária. Idealmente, a Tensegridade deveria libertar quem a pratica, e os três chacmoles, conhecidos pelos participantes de nossos seminários e oficinas, deveriam ter aproveitado esta situação. No entanto, a novidade de dar ao público algo que foi tão secreto como os passes mágicos, causou uma comoção energética que não tinhamos como prever, e os chacmoles sucumbiram à importância pessoal. 
Depois de dizer adeus e agradecer ao público pela atenção e apoio, no seminário de e oficina de 9 e 10 de dezembro de 1995, as três dirigiram-se a um outro nível entre os muitos que o caminho do guerreiro implica. Partiram para pôr à prova sua disciplina sob circunstâncias indetermináveis.
Chacmool

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas